Ensino Fundamental Anos Finais
(6º ao 9º ano)
Formando alunos com senso crítico e espírito questionador.
Proposta Pedagógica
Formar o aluno para ser feliz é tarefa primordial. Entender esse mundo requer uma formação sólida, com domínio de elementos básicos para a vida nos aspectos físico, intelectual e emocional.
O aluno pode usufruir do Colégio para seu enriquecimento cultural. Nossa metodologia ativa procura desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, por meio de aulas dialogadas, interativas, em que são realizados questionamentos que instigam o pensar, a argumentação e a investigação.
O diferencial da proposta do Objetivo é a educação compromissada com essa realidade em constante mudança. Para isso, atua de forma flexível e dinâmica, com uma visão de futuro e envolve seus alunos no ritmo dos avanços tecnológicos. O Objetivo investe continuamente no conhecimento tanto dos alunos como dos professores e incentiva o estudo diário para despertar no aluno o prazer de aprender.
Trabalho em grupo
O trabalho em grupo é uma das principais ferramentas utilizadas nas salas de aula do Colégio Objetivo para desenvolver a empatia e a cooperação. A percepção da importância dessas atividades faz com que algumas realidades importantes sejam desempenhadas. No Fundamental 2, por exemplo, uma nova dinâmica é inserida. Baseado nas relações interpessoais, e tendo em vista já o mercado de trabalho, nessa etapa, muitas vezes, os alunos não escolhem com quem trabalharão. A definição de montagem dos grupos parte dos professores.
A intenção é preparar o aluno para o mundo corporativo, onde não é possível selecionar as pessoas com quem as tarefas diárias são compartilhadas. É preciso se organizar, amadurecer nos relacionamentos e aprender a lidar com as divergências.
Os estudantes são avaliados individualmente e, também, pelo desempenho do grupo. Cada aluno responde perguntas ou faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o que faz com que todos os integrantes do grupo se engajem e se auxiliem.
Isso traz uma série de benefícios como cooperação, empatia, organização, disciplina e senso de propósito. O aluno aprende a estabelecer metas. A intervenção do professor é muito pequena, pois ele deixa os alunos livres para trabalhar e se organizar. Essas pequenas intervenções são geralmente para corrigir comportamento e dar explicações pedagógicas, proporcionando mais autonomia ao aluno.
Entre o professor e o material há ainda outro viés pedagógico, onde o aluno participa ativamente daquilo que é feito em sala de aula. Ele não só mantém uma relação com o professor e com o material, mas também com os colegas. Dessa forma, o estudante é visto como participante do conteúdo, não apenas como uma figura passiva na sala de aula.
Direito, Cidadania e Formação para a Vida
Adolescência é sempre uma fase de desafios. Novas descobertas, um turbilhão de mudanças físicas e emocionais. E para auxiliar nesse momento tão importante do desenvolvimento do aluno, o Objetivo desenvolveu uma metodologia de ensino exclusiva para o Fundamental II. Além das aulas “tradicionais” da grade curricular, o aluno também aprende noções de Direito e Cidadania e Formação para a Vida. As aulas são ministradas por especialistas que discutem situações de ética e moral em diferentes situações do cotidiano do estudante.
A importância do respeito e das relações interpessoais numa sociedade extremamente virtual, regras e consequências do mau uso das redes sociais são alguns dos assuntos abordados.
Em todas as matérias disciplinares são desenvolvidos aspectos das habilidades socioemocionais, a fim de proporcionar ao aluno o desenvolvimento não só de uma inteligência intelectual mas também emocional.
O Colégio Objetivo sempre trabalhou as habilidades socioemocionais de maneira informal.
Após um amplo estudo, concluiu-se que o bem-estar pode ser ensinado, resultando em qualidades como a empatia, o amor ao próximo, o engajamento e as boas relações sociais.
A escola dividiu durante muito tempo o que o ser humano aprende e o que ele sente. A proposta do Programa de Habilidades Socioemocionais é mostrar que o ser humano é completo. Não adianta ter divisões para o conhecimento: todos são dotados de razão e emoção, que estão interligados o tempo todo.
Além disso, o Objetivo entende que o saber é único. Por isso, incentiva a interdisciplinaridade. Um conteúdo de Língua Portuguesa, por exemplo, também é trabalhado na aula de Teatro. Os alunos teatralizam obras que leram e assim eles trabalham diversos elementos em conjunto.
Dentro do Programa de Habilidades Socioemocionais são trabalhadas várias vertentes como as cinco competências emocionais e as aptidões do século XXI: incentivar forças no caráter enaltecendo as qualidades da criança, como empatia, amor ao próximo, engajamento, bem estar e relações sociais.Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que crianças que tem acesso a uma grande quantidade de conteúdos cognitivos, mas sem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, desistem de grandes faculdades, ao mesmo tempo em que não desenvolvem resiliência, o que também é de extrema importância para a prevenção de problemas como depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.
- Manhã: das 7h20 às 12h40
- Tarde (Bilíngue): das 14h às 17h
- Futsal, Vôleibol, Basquetebol, Handbol, Kung Fu, Dança, Teatro e Violão.
O Objetivo incentiva a participação em Olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições em âmbito estadual, nacional e até internacional.
A participação em Olimpíadas do Conhecimento agrega valores em bolsas de estudos e até mesmo vagas em Universidades do Brasil e do mundo.
O Objetivo conta com material didático próprio, atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, propiciando a formação integral do aluno, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.
As propostas para o desenvolvimento de cada conteúdo por área de conhecimento estimulam a infância, a inteligência, a criatividade, o espírito de iniciativa, a capacidade de liderança e perseverança, preparando os alunos para que eles possam acompanhar as mudanças que atravessam velozmente o espaço e o tempo da nossa sociedade contemporânea.
O material possui ainda uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas.
Nesse sentido, as diversidades regionais ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.
Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.